quarta-feira, 8 de junho de 2011

Breve Histórico - BULLYING


Primeiramente, acho conveniente fazer uma introdução do assunto que será tema de discussão, neste caso, Bullying.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Dan Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.
Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Os vídeos abaixo apresentam de forma clara e objetiva o conceito e suas consequências.


Após a exibição dos vídeos, inicio a discussão sobre o tema, dando oportunidades para que vocês apresentem e troquem impressões e também façam inferências sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Olá Juliana, estou aqui prestigiando o seu Blog...uma miscigenação de temas, amei...pois mostra que podemos tratar de qualquer assunto no seu blog, é lógico, relacionado à escola, gostaria até de comentar com vc que nós no encontro presencial da escola fizemos um projeto sobre bulling...posso estar postando para vc dar uma olhadinha...Bjus
    Estela Mota

    ResponderExcluir